Publicado em

VEJA: Os benefícios da tecnologia UV-C para esterilizar os ambientes

Desde o início da pandemia, diversas maneiras de desinfecção, tanto de objetos quanto de ambientes têm sido descobertas e chamado atenção das pessoas, afinal, saúde e proteção são as atitudes do momento!

Entretanto, o que faz realmente a diferença é que esses produtos sejam verdadeiramente eficazes contra germes, vírus e bactérias, principalmente contra o novo coronavírus. Neste contexto, a Luz UV-C ganha espaço, já que elimina esses microorganismos por meio da energia contida na onda que emite. Dessa forma, se posiciona como um método mais seguro e eficaz que os processos de limpeza comum com desinfetantes. 

Mas, você sabe como a Luz UV-C funciona?

A eficácia da radiação UV se deve ao espectro de luz conter mais energia devido ao comprimento de onda mais curto do que estamos acostumados a enxergar, como a luz, por exemplo. A região entre 280 e 220 nm é denominada UV-C e é conhecida pelos seus efeitos bactericida e germicida. 

Os raios UV-C geralmente podem ser encontrados em lâmpadas germicidas e em alguns arcos de solda, porém, ao contrário do que muitos imaginam, eles não estão presentes na luz solar na superfície da terra. 

Como saber se o UV-C é realmente eficaz?

Geralmente, os produtos que utilizam esse tipo de luz devem ser amplamente testados e seguir normas de segurança e eficácia estabelecidas por entidades científicas e regulamentadoras nacionais e internacionais. 

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia da Luz UV-C, principalmente relacionada à eliminação de coronavírus e outros microorganismos. O embasamento científico já é bastante sólido, visto que a técnica era usada em outros patógenos, como a Influenza.

Um estudo publicado recentemente na Scientific Reports, por exemplo, revela que o UV-C elimina até 99,9% dos coronavírus HCoV-229E e HCoV-OC43, quando eles são expostos a esse tipo de radiação durante 25 minutos. 

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) também verificaram a eficácia microbicida dos raios contra o Sars-CoV-2 em laboratório, tanto que hoje é utilizado amplamente para a desinfecção de máscaras N95. 

Segundo a pesquisa, a radiação UV-C é absorvida diretamente pelas bases de piramidina do vírus, o que leva à inativação viral por danos no material genético (DNA/RNA). Também podem acontecer danos em outras estruturas do vírus, como a proteína do revestimento viral, que protege o RNA da radiação UV-C, impedindo a infecção nas células hospedeiras. 

Benefícios do UV-C

Abaixo listamos alguns benefícios relacionados à utilização da tecnologia UV-C em objetos e ambientes

Desinfecção do ar e superfícies

A tecnologia UV-C tem sido utilizada há mais de 70 anos com segurança em diversos hospitais, clínicas, escritórios comerciais, fábricas e outras instalações comerciais e residenciais em todo o mundo. 

As principais associações internacionais de engenharia, e outras entidades de saúde pública e segurança do trabalho orientam o uso do UV-C no combate à pandemia, já que ela é capaz de desinfetar ambientes e objetos.

Não há perigo quanto à radiação

Geralmente, os equipamentos que usam Luz UV-C para desinfetar ambientes são automáticos e fazem com que a emissão de radiação dure enquanto o processo estiver em operação e sem a presença de ninguém. Quando o processo chega ao fim não há permanência da radiação no ambiente, diferentemente do ozônio. Desta forma, os raios UV-C não prejudicam equipamentos, móveis ou pessoas.

Invalida a resistência de micro-organismos

Diferentemente de alguns produtos, a probabilidade de um micro-organismo criar resistência e sobreviver ao contato com UV-C é nula, já que a energia do raio destrói a sua estrutura e inativa as células vivas, tornando vírus, bactérias, leveduras e fungos inofensivos em segundos. 

Quebra o processo de transmissão

Você sabe como acontecem as infecções causadas por patógenos?

Elas costumam ser originadas por pessoas, principalmente quando tossem ou espirram, em seguida micro-organismos são transportados pelo ar, se espalham pelas superfícies, pisos, objetos e equipamentos. Porém, a desinfecção por meio do UV-C diminui esses micro-organismos de forma eficiente ao interceptá-los no ar ou no próprio ambiente. 

Sustentável

Se a intensidade da irradiação for suficientemente alta, a desinfecção UV-C se torna um método muito confiável, ágil e ecológico, visto que não há a necessidade de utilizar produtos químicos, por exemplo. 

Atenção!

Embora a desinfecção com raios UV-C seja segura e eficiente contra a COVID-19, ainda assim não dispensa as outras medidas de segurança previstas pelos órgãos de saúde, entre elas: vacinação, uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento social e utilização do álcool em gel. Manter essas atitudes é uma forma de se proteger e também mostra empatia com o próximo. 

Conheça a linha de produtos da 59S que utilizam a Luz UV-C. Há diversos equipamentos para atender as mais variadas necessidades. Descubra navegando pelo nosso e-commerce: https://59sbrasil.com.br/loja/