Publicado em

Entenda como os raios UV matam o Coronavírus e a Influenza

Já falamos por aqui outras vezes sobre a eficiência das lâmpadas que emitem raios UV-C. O tema tem ganhado cada vez mais destaque, visto que hoje a desinfecção por meio dessa tecnologia é considerada uma das mais eficazes contra germes, bactérias e vírus como o Coronavírus e Influenza. 

Um estudo intitulado “Far-UVC Light (222 nm) Efficiently and Safely Inactivates Airborne Human Coronaviruses”, publicado na Scientific Reports, revela que a Luz UV-C elimina até 99,9% dos coronavírus HCoV-229E e HCoV-OC43, quando expostos a esse tipo de radiação durante 25 minutos. 

Mas, e quanto ao Sars-CoV-2, causador da COVID-19, o UV-C é eficiente?

Sim! Os coronavírus humanos, como é o caso do Sars-CoV-2, possuem genomas de tamanhos semelhantes, então a eficiência costuma ser a mesma e especialistas da USP (Universidade de São Paulo) já comprova essa eficiência, tanto que hoje em dia o UV-C já é utilizado para desinfetar máscaras e outros objetos que ficam mais expostos a vírus como Influenza e o Coronavírus.  

O que você precisa saber sobre UV-C

Antes de falarmos de como o UV-C funciona na desinfecção de objetos contra os vírus do Coronavírus e Influenza, é preciso reforçar o que são os raios ultravioletas. Como explicamos em outros artigos que abordam o tema, esses raios são caracterizados como ondas que não conseguimos enxergar, pois têm um comprimento abaixo de 400 nanômetros, ou seja, os olhos humanos são incapazes de captar.

Provavelmente, você já deve ter visto nas embalagens dos protetores solares as siglas UV-A e UV-B, certo? Os raios UV são emitidos pelo sol e costumam ser clafissicados entre UV-A, UV-B e UV-C. O UV-A que você costuma ouvir mais falar por aí, é o de maior recorrência, sendo responsável pelo envelhecimento da pele. Já o UV-C, que também é bastante conhecido, em grande parte é retido pela camada de ozônio, porém ainda assim escapa e o pouco que chega até os seres humanos podem causar queimaduras e vermelhidão na pele. 

Os raios UV-C emitidos pelo sol, por sua vez, não ultrapassam a superfície terrestre, pois são filtrados pela camada de ozônio. Eles são os responsáveis por eliminar germes, vírus e bactérias, já que podem atravessar a cápsula proteica e danificar o material genético de vírus e outros micro-organismos, inativando a capacidade desses micro-organismos de causar infecções. 

Funcionalidade da Luz UV-C

Embora a tecnologia tenha ganhado mais notoriedade nos últimos tempos, principalmente com a pandemia, ela já era conhecida desde a metade do século 20 e usada para a desinfecção de superfícies e líquidos, por exemplo. Logicamente, que com o tempo os estudos sobre a técnica evoluíram, assim como a sua usabilidade.

Hoje, os equipamentos que utilizam Luz UV-C são capazes de desinfetar tanto objetos, como superfícies e ambientes, tanto que são amplamente usadas hoje em hospitais, clínicas, consultórios, escolas, escritórios, supermercados, ônibus e metrôs do Brasil. Mas, vale lembrar que o tamanho do ambiente influencia na eficiência da desinfecção e exige potência e tempo de exposição específicas. 

Outro ponto importante, é que os raios UV-C são nocivos quando entram em contato com humanos, causando queimaduras e até mesmo câncer de pele, por isso nunca devem ser utilizados para desinfetar as mãos ou outras partes do corpo. 

Entenda a diferença entre a desinfecção por Radiação UV-C e Métodos Convencionais

Tecnologia UV-C é com a 59S!

No Brasil, a 59S oferece diversos produtos com a tecnologia ultravioleta, incluindo caixas, bastão e lâmpadas, que realmente atestam a eficácia das fontes de luz na inativação de germes, vírus e bactérias.

Todos os produtos da 59S são fáceis de usar, têm um custo acessível e utilizam a melhor, mais simples e ecológica maneira de desinfetar superfícies, objetos, ferramentais e alimentos, por isso já estão presentes em mais de 14 países.

Quanto à segurança, todos os equipamentos UV-C LED da 59S possuem sensores de proteção, mas ao adquiri-las, sempre priorize parceiros confiáveis e certifique-se de que a instalação seja feita por profissionais qualificados, que utilizam nossos rigorosos requisitos legais e de segurança.

Para saber mais sobre os equipamentos da 59S que usam o LED UV-C para desinfecção de objetos, superfícies e ambientes, entre em contato com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas antes de escolher o produto que mais se encaixa às suas necessidades!

Você também poderá gostar de ler: “Desinfecção UV-C: para cada negócio, um produto adequado.”

 

Referências

http://www.cvs.saude.sp.gov.br/ler.asp?nt_codigo=4144&nt_tipo=0&te_codigo=17 

https://www.nature.com/articles/s41598-020-67211-2 

https://super.abril.com.br/ciencia/como-os-raios-uv-matam-o-coronavirus/